PÁGINA-INICIAL

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO E BOAS VINDAS À NOVA DIRETORA DO JORNAL ILHA MAIOR

 

Como direção do Círculo de Amigos da Ilha do Pico, vimos por este meio clarificar alguns pontos sobre a associação e o projeto do jornal Ilha Maior.

 

O Círculo de Amigos da Ilha do Pico (CAIP) é uma associação de caráter cultural, sem fins lucrativos, sem ideologias políticas ou religiosas, gerido por uma direção voluntária, constituído por escritura pública de 30/12/1986. A sede edifício localizada na Rua Secretário Telles Bettencourt 4-A, Madalena 9950-305 Pico - Açores, dedica o espaço do rés-do-chão ao projeto do jornal Ilha Maior.

 

O jornal Ilha Maior é um projeto, propriedade da associação, fundado em julho 1988. A direção do CAIP aponta um/a diretor/a para gerir o projeto independente. Assim foi desde a fundação da publicação.

 

O posto do diretor do jornal Ilha Maior foi ocupado por David Borges desde 2008. Há um ano terminou o seu segundo mandato e tem vindo a operar como diretor interino. A direção apontou-o como diretor para um terceiro mandato, o qual não aceitou. Na edição de 12 de julho 2019, via nota editorial publicada no jornal Ilha Maior, David Borges tornou público a cessação das suas funções neste posto comunitário. Esta ação não foi novidade para esta direção do CAIP, que desde a sua tomada de pose, a 18 de fevereiro 2019, tem vindo a conversar com membros da sociedade picoense sobre o assunto e sobre a possibilidade de apontar novo/a diretor/a. David Borges continua como funcionário, assim como também a Paula Garcia.

 

A direção do CAIP nunca desejou encerrar o projeto, mas sim encontrar um/a diretor/a ou uma outra proposta viável para a continuação do jornal Ilha Maior, um periódico semanal que tem uma rica história de 1340 edições publicadas e cerca de 900 assinantes (online e em papel).

 

Entra Lídia Maria Antunes Saragaço, portuguesa, natural do Seixal. Estudou na Universidade de Otava, Canadá, passou pela equipa de escritores e repórter nos programas portugueses na televisão internacional CFMT, entre outros trabalhos, até voltar a Portugal onde foi residir em Serpa, no coração do Alentejo. Aqui exerceu funções com a CISION Portugal como tradutora bilingue e no Gabinete de Relações Públicas da Câmara Municipal de Serpa. Atualmente é freelancer online como tradutora, editora e intérprete, com clientes desde governos a empresas multinacionais. Nos últimos três anos tem vindo a visitar a ilha do Pico, e no inverno passado decidiu ser residente na ilha montanha.

 

No dia 2 de agosto 2019, a direção do CAIP convidou Lídia Saragaço para liderar uma nova etapa do projeto do jornal Ilha Maior, posto comunitário de diretora, ao qual respondeu positivamente. No dia 16 de agosto, a direção apresentou à Assembleia Geral a proposta de nova diretora do jornal Ilha Maior, a qual foi aceite por unanimidade.

 

É com prazer que a direção do Círculo de Amigos da Ilha do Pico acolhe Lídia Saragaço e deseja tudo do melhor neste novo desafio como recente residente no Pico e diretora do jornal Ilha Maior.

 

Depois de ultrapassar esta temporada de transição com o projeto do jornal Ilha Maior, a direção do CAIP pretende investir seu tempo a desenvolver outros objetivos da associação, que inclui uma campanha para angariar novos sócios e preparar a sede para acolher a comunidade e eventos em prol da ilha do Pico.

 

CAIP, 16 de agosto 2019

 

 

==> Ficha de sócio CAIP

Preencher assinar e enviar para o mail: circuloamigosilhapico@gmail.com

 

 

 


 

     Rua Secretário Teles Bettencourt

     9950-305 MADALENA DO PICO

     Telef./Fax: 292 623962

 

                                                                                                 Inscrição a Sócio do CAIP

                                                                                                  

                                                                                    Joia de Inscrição - 10,00 euros

                                                                                    Quota Anual - 6,00 euros

 

 

FICHA DE SÓCIO                                                   Nº

 

Nome:

Morada:

Localidade:

Código Postal:

Profissão:

Data de Nascimento:                                                     Telef:

 

                  Data:                                       Assinatura:

 

(  ) Aceito o pagamento da Jóia de 10,00 euros e quota anual de 6,00 euros, a serem creditados na conta NIB: 0018 0008 0651 9051 0200 8 junto do SANTANDER.

 

(  ) Prefiro outro modo de pagamento.

 

Ao ser admitido como sócio do CAIP, comprometo-me a colaborar nas ações desenvolvidas.

 


 

Autorização para Débito em Conta

 

Eu,                                                                    , sócio do Círculo de Amigos da Ilha do Pico, autorizo o débito na minha conta número                                                             junto do Banco                                                         , dependência de                                                           das importâncias seguintes a serem creditadas conforme indicado, na conta NIB: 0018 0008 0651 9051 0200 8 do Círculo de Amigos da Ilha do Pico, junto do Santander:

 

             * Jóia de 10,00 euros (débito único)

             * Quota no valor de 6,00 euros (nesta data e anualmente - Janeiro)

 

             Localidade                       ,       de                                   de

 

                          

            Assinatura